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Volume 37, N° 2 - jul-dez 2017
Nova página
Maria de Jesus Corrêa Costa, William Santos de Assis e Gutemberg Armando Diniz Guerra
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre como a formação de trabalhadores(as) rurais no estado do Pará,
por meio da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), vem se constituindo ao longo dos
anos, bem como, analisar os seus desdobramentos e interferências nas práticas sindicais. A metodologia
adotada envolveu o mapeamento de documentos históricos, revisão bibliográfica e entrevistas com
diferentes sujeitos que integram o Movimento Sindical de Trabalhadores(as) Rurais. O resultado compreende
o papel notório da formação, na construção de práticas reflexivas com potencial de transformar
posturas militantes cristalizadas em comportamentos democráticos. O estudo evidenciou que a formação
vivenciada pelos trabalhadores contribuiu para o crescimento da participação nas instâncias deliberativas
e consultivas do movimento sindical, em especial de jovens e mulheres; motivou a renovação
do quadro de dirigentes; e fortaleceu a base sindical. Por outro lado, há resistências a esse projeto formativo
que marca mudanças visíveis.
Palavras-chave: Educação Popular; Formação Sindical; Sindicalismo Rural.
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